sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Alimentação pode reduzir sintomas da TPM

A tensão pré menstrual, conhecida como TPM, é uma síndrome que atinge a maioria das mulheres, esta relacionada a alterações nos níveis de hormônios que podem manifestar-se de várias formas, como alterações físicas e psicológicas.
Os dias que antecedem o período menstrual trazem alguns desconfortos para algumas mulheres, como:
·        Dores de cabeça,
·        Angústia,
·        Inchaço
·        Irritabilidade.
·        Retenção de liquido
·        Dores nas pernas e seios
·        Depressão
·        Pele propensa a acnes e outros
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 70% das mulheres em idade fértil, que vai dos 15 aos 49 anos, apresentam alguns sintomas da TPM.
As alterações podem variar de acordo com o estado emocional e predisposições genéticas.
Algumas mulheres apresentam:
·        Insônia,
·        Angústia,
·        Agressividade,
·     Em certos casos, podem ter pequeno aumento de peso.

Mas, com uma alimentação adequada existe a possibilidade de reduzir alguns sintomas.
Uma pesquisa recente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aponta que a inclusão em sua dieta rica em ácidos graxos o ômega 3, que podem ser encontrados, em maiores quantidades, em alimentos como nozes, castanha, sementes e peixes, principalmente no atum, salmão e bacalhau, pode ser eficaz no tratamento da TPM.

IMPORTANTE: “O ganho de peso é mais acentuado de três a cinco dias antes da menstruação. A ansiedade pode se iniciar quinze dias antes, a partir do momento da ovulação”, diz alguns especialistas. Os sintomas podem variar de uma mulher para outra e costumam cessar assim que elas menstruam.
Alguns fatores podem auxiliar na redução da TPM. A mulher deve conscientizar do período que ela se encontra, o que possibilita maior autocontrole.  A partir daí é recomendado à prática de atividades físicas, de três a quatro vezes por semana, durante 30 a 40 minutos, e a adoção de cardápio balanceado.
Nesse período é recomendada uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, tais como: - tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, folato, vitamina B-12, que são necessárias para síntese de neurotransmissores potencialmente envolvidos na fisiopatologia da TPM. Destacam- se ainda as vitaminas A e E, o triptofano, zinco, magnésio e cálcio.
 A evidência cientifica mostram que a nutrição influencia consideravelmente na melhora dos sintomas.

  • Ômega 3 pode ter ação antiinflamatória, redução das cólicas, retenção hídrica e a melhora do humor. Presentes em salmão, atum, sardinha, chia, linhaça entre outros.
  • Vitamina E pode amenizar as dores na mama, são presentes em gérmen de trigo, castanha do Pará, nozes, amêndoas, milho, óleo semente de girassol.
  • Triptofano são presentes em carnes magras, peixes, leite e derivados, nozes, leguminosas como feijão e lentilha. Alguns pesquisadores têm demonstrado que baixos valores de serotonina e a diminuição de triptofano podem aumentar alguns sintomas da TPM.
  • Vitamina B6 (piridoxina) pode atuar na melhora do sono e humor, presente em nozes, banana, gérmen de trigo, feijão, lentilha, cenoura, leite.
  • Cálcio pode melhorar a retenção de líquidos, reduzir as cólicas e melhorar o humor, é presente em leites e derivados e folhosos verde escuro.
  Ressaltamos que além da alimentação correta e da prática de exercícios, a ajuda de um profissional deve ser procurada a fim de identificar se os sintomas se tratam realmente de tensão pré-menstrual.





Procure um Nutricionista!