segunda-feira, 6 de julho de 2015

Aterosclerose

Hoje estamos cercados de alimentos industrializados ricos em sódio e de diversos tipos de gorduras, que deixam cada vez mais o alimento mais saboroso. Quem nunca ao sair para resolver algum problema naquela correria não abriu mão de um almoço por um lanche rápido como um pastel frito, uma coxinha, entre outros.
Bem é para falar dos perigos que esses tipos de alimentos ricos em gorduras irá nos trazer que venho através dessa matéria esclarecer algumas dúvidas.
Alimentos ricos em gorduras podem causar muitas complicações, mas hoje irei falar da dislipidemia e como conseqüência a arteriosclerose.
Primeiramente a dislipidemia é caracterizada por alterações dos níveis sanguíneos dos lipídios circulantes. Quando esses níveis se encontram aumentados recebem a denominação de hiperlipidemias, que são classificadas em hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia.
A hiperlipidemia reside na comprovada relação com surgimento de doença arterial coronariana, como arteriosclerose.
Arteriosclerose é um processo de inflamação local no vaso sanguíneo. O LDL (mau colesterol) se deposita na parede dos vasos sanguíneos os macrófagos (células do sistema imune) irão identificar o LDL como um corpo estranho, como defesa ele irá tentar oxidar produzindo radicais livres para destruir esse corpo estranho, conforme isso vai acontecendo vai enrijecendo o LDL e formando a placa nos vasos do sangue causando o entupimento ou coágulo (AVC).
A arteriosclerose é um efeito que acontece em longa duração, ou seja, com hábitos alimentares inadequados, já a trombogênese que é ligado a fatores dietéticos de curta duração.
Portanto a dieta exerce papel fundamental na determinação do aparecimento dos demais fatores, aumentando o risco para doenças cardiovasculares.
Quando ocorre o entupimento da artéria, ocorre a redução da passagem de sangue para o coração agravando no infarto do miocárdio. Todavia o bloqueio sanguíneo para outros tecidos do corpo pode resultar em morte ou danos nos mesmo, agravando na incidência de derrames (AVC) e até mesmo ataque cardíaco.
Infelizmente a arteriosclerose é uma doença silenciosa, somente quando o fluxo sanguíneo se encontra reduzido que pode levar a dores no coração.
Portanto para combatermos essas complicações precisamos fazer algumas alterações em nossos hábitos.  
Aqui vai algumas dicas para se prevenir o entupimento das artérias:
  • Evite o tabagismo.
  • Realize atividades físicas diariamente, o ideal é realizar pelo menos 30 minutos todos os dias.
  • Evite alimentos industrializados, pois são ricos em sal e gordura.
  • Aumente o consumo de fibras solúveis (aveia, arroz integral, frutas), pois elas reduzem a absorção de colesterol.
  • Reduza o consumo de gorduras saturadas (frituras, bolos, biscoitos, sorvetes, carnes gordas).
  • Reduza alimentos ricos em açúcar e álcool, pois estimula fígado a produzir mais colesterol.
  • Inclua na alimentação gorduras boas (castanhas, nozes, linhaça, azeite de oliva extra virgem, peixes), pois aumentam o HDL (colesterol bom) e reduz o LDL (colesterol ruim).
  • Aumente o consumo de alho e cebola, pois ajudam a reduzir o colesterol e triglicerídeos.
  • Acrescente temperos nas refeições como: pimenta, manjericão, alecrim e orégano, pois eles são ricos em antioxidantes, que previnem a oxidação de colesterol.
  • Consuma alimentos ricos em antioxidantes como vitamina C e E como laranja, acerola, hortaliças amarelas e laranjas e folhas verde escuras.
Não descuide de sua saúde, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. O melhor caminho é uma reeducação alimentar.









Agende já a sua Consulta Nutricional!!!

Débora Cristina F. de Ávila (Nutricionista Clinica e Esportiva)
Belo Horizonte/ Contagem