quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Jejum x Exercício Físico

          Algumas pessoas acham que fazer atividade física em jejum melhora na queima de gordura, pois venho através deste poste dizer que essa afirmação é negativa.
          O jejum é classificado como uma situação onde se esta sem se alimentar por um período mínimo de 8 horas.
          Para a queima de gordura é necessário que se aumente a produção de energia.
          Para gerar energia o organismo usa como fonte os carboidratos que serão degradados em glicose; as proteínas que são transformadas em aminoácidos e as gorduras em ácidos graxos. As proteínas têm funções estruturais (construção de tecidos e renovação celular, pouca função energética) e os carboidratos e as gorduras funções de gerar energia.
          Esse controle é feito pela ação de alguns hormônios como insulina e os hormônios contra reguladores (glucagon, epinefrina e adrenalina) que são responsáveis pelo equilíbrio da concentração de glicose. 
          As concentrações normais de glicose no sangue situam-se em torno de 70 - 99 mg/dl, o limiar glicêmico para a liberação de insulina é cerca de 81mg/dL. Níveis mais baixos de glicemia, em torno de 76 mg/dL levam à liberação de hormônios contra-reguladores glucagon, epinefrina e adrenalina, aumentando produção de glicose do corpo, promovendo a “quebra” de gorduras (lipólise) e de proteínas (proteólise), reduzindo a gordura corporal, porém como a queima de gordura ´mais dificultada o que irá ocorrer com maior facilidade é a degradação de proteínas que irá levar a perda de massa magra.


Consequências do jejum:

* Favorece a perda de massa muscular,
* O jejum prolongado e frequente acarreta diminuição dos níveis de insulina, aumento de glucagon e aumento da resistência à insulina podendo levar a longo prazo ao aparecimento do diabetes;
* O corpo se adapta em estocar gordura e baixa o metabolismo para sobrevivência,
* Diminuição da capacidade cognitiva,
* Menor estado de alerta,
* Maior fadiga e diminuição do desempenho físico


  A estratégia mais eficaz é aumentar as nossas demandas/necessidades energéticas do músculo em utilizar a gordura como substrato energético, e isso ocorre através da prática esportiva.
       Portanto o importante é sempre fazer um pré treino e um pós treino, busque orientação com o Nutricionista.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/


Agende sua consulta Nutricional!


Clínica Med & Fisio
Bairro Eldorado- Contagem MG
Telefone: (31) 3391-4687
Débora Cristina
Nutricionista Clínica e Esportiva