sábado, 23 de julho de 2016

Erros Comuns no Emagrecimento

Com minha experiência na área clinica de alguns anos, consigo ver os principais sabotadores da dieta. são erros geralmente que se repetem. Em cada consulta tento ajudar meus pacientes a não cair em certas “armadilhas”, por esse motivo eu deixo bem claro no ato da primeira consulta que é necessário fazer acompanhamento até receber alta do seu nutricionista.


Acredito que um dos principais desafios é superar a ansiedade. Se ficarmos focados apenas nos resultados, provavelmente, a nossas frustrações irão nos levar rapidamente à desistência. O mais importante é buscar uma mudança definitiva no estilo de vida, exercitar todos os dias e criar bons hábitos alimentares. Com essas práticas, a melhora na composição corporal será consequência.

Algumas perguntas são muito frequentes de meus pacientes, como:

  • Quantos quilos eu vou perder por semana?
É bom deixar claro que a balança não é o melhor método para avaliarmos as alterações na composição corporal. É preciso, antes de tudo, respeitar a fisiologia, o funcionamento de cada organismo. É impossível reduzir mais de 1,5 kg de gordura por semana! Inclusive, considero ideal a redução de no máximo 1 kg por semana. As perdas maiores, estão relacionadas com a diminuição de retenção hídrica ou com a perda de massa muscular, o que é indesejável, pelo menos eu não gostaria de perder massa e você?

  • Será que eu consigo ter o mesmo corpo de fulano(a)?
As pessoas têm características metabólicas diferentes, não têm o mesmo tempo para se exercitar, para descansar, tem maior ou menor facilidade para mudar seus hábitos alimentares, só para citar algumas particularidades. Cada um de nós possui seu próprio ritmo e deve respeitá-lo.

Tome cuidado com as comparações, vibre com os seus resultados e suas conquistas, lute contra os seus pontos fracos, e não esqueça de que a vida é muito mais do que um abdômen definido ou uma bunda sem celulite. A saúde deve estar em primeiro lugar.

  • Quando vou poder voltar a comer os alimentos que eu gosto?
Se o seu paladar é viciado em pizzas, doces, hambúrgueres e outros alimentos de baixa qualidade nutricional é muito difícil imaginar que, um dia, uma tigela pequena com iogurte e granola vai lhe dar o mesmo ou até maior prazer, não é verdade? Mas o nosso organismo tem uma capacidade incrível de adaptação. 

Melhorando a dieta, sua produção de enzimas digestivas para gordura (lipase), por exemplo, será muito menor. Sua tendência à hipoglicemia de rebote, após comer açúcares, será muito maior. Isso significa que uma refeição com pizza e refrigerante açucarado não vai ser assim tão prazeroso como antes, isso é o que chamamos de reeducação fisiológica e não psicológica. 

É um grande erro achar que, no futuro, quando já estiver acostumado a viver em dieta, será um sofrimento ficar longe de alimentos açucarados e gordurosos. Será, sim, um grande alívio para você.

  • Quanto tempo eu vou levar para atingir a minha meta?
Depende! Quando o objetivo é estético, tudo vai depender de cada momento de nossas vidas. 

Se você está com sobrepeso, certamente não engordou em uma semana ou um mês. Geralmente o excesso de gordura corporal é resultado de erros alimentares cumulativos, associados a uma atividade física insuficiente. Pare de sofrer e comece com o básico. Comece a fazer exercícios físicos e procure um nutricionista. 
Iniciar um programa nutricional usando estratégias de atletas é um passo para o fracasso. Vejo pessoas fazendo aeróbico em jejum, antes mesmo de entender os fatores básicos de sua dieta e/ou seguir um treino sério de musculação; usando vários suplementos, sem saber por que estão tomando cada um deles; substituindo as refeições principais por shakes ou simplesmente ficando sem comer após as 18h00. 
O mais importante é dar um passo de cada vez, sem pressa. Seja qual for o seu objetivo, lembre que a meta final é ter mais qualidade de vida e envelhecer com saúde.

Tem uma frase que gosto de citar de vez em quando, "Os inteligentes aprendem com os próprios erros, os sábios com os erros dos outros e os ignorantes aprendem nunca."

Procure um Nutricionista e um Educador Físico para iniciar um hábito saudável.






Agende já sua Consulta.
Clínica Med & Fisio
Bairro Eldorado- Contagem MG
Telefone: (31) 3391-4687
Débora Cristina
Nutricionista Clínica e Esportiva


OBS.: Atendo através de alguns planos de saúde como (ABEB, AMIL, BH TRANS, CEMIG, COPASA, FUNDAFFEMG, GEAP, PREMIUM SAÚDE, SAÚDE SISTEMA, USISAÚDE, VIVAMED-SICOB).
Planos da UNIMED possui descontos, entre em contato para saber mais informações.
Estamos com promoção indicando dois amigos para consultar a sua consulta sai com 20% de DESCONTO.
APROVEITE!