quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Usar Medicamentos Para Emagrecer Funciona?

Atualmente muitas pessoas tem desejado o emagrecimento rápido, em virtude disso muitas acabam optando por uma opção que muitas vezes não é saudável ou recomendada como o uso de medicamentos.

Muitos desses medicamentos podem trazer contraindicações que podem nos trazer um grande prejuízo. 

Hoje a minha intenção é esclarecer um pouco mais o que esses medicamentos fazem com nosso organismo. Se você quer saber mais, leia até o final do texto.

Alguns hormônios agem diretamente na fome, esse é o caso da noradrenalina, que é responsável pelo controle da fome ou apetite. Alguns medicamentos que apresentam por exemplo em sua composição as ANFETAMINAS, irão agir aumentando a produção da noradrenalina diminuindo assim o apetite da pessoa, o que leva ao emagrecimento.

Porém esse medicamento causa muito efeitos no nosso organismo, particularmente eu não acho ideal passar por esses efeitos já que eles podem trazer alguns problemas para nossa saúde, mas vamos lá. Os efeitos causados por esse medicamento são: euforia, irritabilidade, taquicardia, dor de cabeça, insônia, boca seca, aumento da pressão arterial, sensação de falta de ar, ansiedade, depressão, prisão de ventre e muitos outros.

Quero deixar claro que não sou contra o uso de medicamentos se o excesso de peso esta causando algum risco a saúde e quando a pessoa passou por todos os outros métodos de emagrecimento e não teve sucesso, como a reeducação alimentar e a pratica de atividade física (AHH não vale aquelas pessoas que não manteve o hábito por falta de proposito, viu).

Uma coisa que quero deixar claro aqui também, é que mesmo fazendo o uso de medicamentos para emagrecer, é importante associar esse uso a uma dieta balanceada e a praticas de atividades físicas, pois ao interromper o uso de medicamentos, o apetite aumenta novamente aumentando assim o peso novamente. O efeito sanfona além de causar flacidez e estrias ele pode levar a problemas cardíacos, CUIDADO!

Outro tipo de medicamento muito consumido por esses tipos de pessoas é a SIBUTRAMINA, ela atua no organismo promovendo a sensação de saciedade, isso faz com que as pessoas ingiram menos comida. Sua atuação é diretamente no cérebro reduzindo a compulsão que o indivíduo tem pela comida.

Os efeitos mais conhecidos da sibutramina é: sensação de boca seca, insônia, agitação, dores na cabeça, mas existem diversos outros sintomas.

Outro medicamento usado é o ORLISTAT que atua de maneira diferente das citadas anteriormente. Ele age no intestino promovendo a absorção de apenas 30% da gordura consumida pela pessoa. Alguns médicos dizem que a vantagem desse medicamento é de não causar dependência como a base de anfetaminas e sibutramina, porém esse medicamento pode causar diarreia se o paciente consumir grande quantidade de gordura.

É importante que tomemos muito cuidado com medicamentos ainda manipulados, pois esses podem conter em sua composição medicamentos ansiolíticos, laxantes, diuréticos e até hormônios quando combinados podem ser extremamente prejudicial ao nosso organismo.

Muitas dessas formulas dão a impressão de que a pessoa está emagrecendo, porém o que está acontecendo é somente a perda de água em virtude dos laxantes e diuréticos que está sendo consumido.

Não busque pela maneira que pareça fácil, ela pode te levar a uma doença no futuro. A mudança no estilo de vida é sempre a melhor opção, ela pode ser difícil, mas os resultados são para vida toda.

Abraços da nutri.

Débora Cristina F. de Ávila
Nutricionista Clinica e Esportiva



https://www.facebook.com/DeboraCristinaNutricionista/