quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Fatores que Interferem no seu Ganho de Massa

Muitas pessoas me perguntam por que ela não consegue ganhar massa sendo que ela treina e se alimenta corretamente e até faz uso de suplementos e tem sempre o mesmo resultado.

Você é uma dessas pessoas? 

Bem o que muitos não sabem que além de um bom treino de musculação e de uma boa alimentação, iremos ter diversos fatores que irão interferir no ganho de massa (hipertrofia muscular) 

Um dos fatores são: 

  • Ingerir poucas calorias. 

Para ter um ganho de massa precisamos oferecer mais energia que a energia gasta para as necessidades básicas como respiração, batimento cardíaco, funcionamento dos órgãos, reações químicas, etc, esse tipo de energia chamamos de energia basal. 

  • Baixo consumo ou excesso do consumo de proteínas. 

Em relação ao baixo consumo de proteínas, sabemos que ao ingerir quantidades baixas de proteínas não conseguimos fazer uma boa recuperação da lesão causada pela atividade física e com isso não acontece à hipertrofia muscular, mas o seu excesso também pode prejudicar nesse ganho de massa. 

O excesso de proteína quando não balanceado com a quantidade exata de carboidratos e gorduras na dieta teremos a fonte de energia prejudicada e nosso organismo não faz armazenamento de proteínas. As proteínas que não são usadas elas são armazenadas como fonte de gordura no tecido adiposo. 

  • Qualidade do sono. 

É durante o sono principalmente na fase do sono REM que temos a produção do hormônio de crescimento conhecido como GH, que é capaz de promover ganho de massa e queima de gordura. Então ter seu sono comprometido faz com que tenha menos produção do GH e assim tendo menos ganho de massa muscular. 

  • Ingestão de bebidas alcoólicas. 

O consumo de álcool é capaz de promover desidratação no nosso organismo, essa diminuição de água no volume plasmático prejudica o aporte de nutrientes para o músculo dificultando na recuperação muscular. 

O álcool ainda é capaz de promover diminuição dos níveis de testosterona e como muitos sabem sem testosterona não ocorre hipertrofia muscular. 

Ainda o consumo de álcool faz com que ocorra a degradação de glicogênio hepático e muscular que é uma fonte de energia importante para o processo de ganho de massa. Ainda com essa quebra temos o aumento da produção de insulina que faz com que ocorra maior acúmulo de gordura. 

  • Estresse. 

O estresse aumenta a produção do hormônio Cortisol e de catecolaminas que são hormônio que irão promover a quebra das proteínas musculares, o que chamamos de hormônio catabólico. 

  • Uso de Anticoncepcional. 

O anticoncepcional é uma bomba de hormônios que ao ser liberado no nosso organismo promove a diminuição da produção de testosterona. 


  • Excesso de consumo de alimentos altamente fermentáveis. 

Quando consumimos alimentos que fermentam no nosso intestino em grandes quantidades, isso faz com que a absorção de nutrientes seja comprometida. 

  • Deficiência de vitamina D. 

Nós sabemos que a vitamina D é associada a absorção de cálcio o que favorece melhor formação óssea. 

Mas em relação ao ganho de massa a deficiência de vitamina D diminuiria a capacidade de contração muscular o que compromete a execução do exercício de forma adequada. 

A vitamina D está ainda relacionada a produção de testosterona que é importante a hipertrofia muscular. 


Esses são alguns dos fatores que acredito muitos não sabiam que interferia na Hipertrofia muscular. 

Se você é uma das pessoas que está praticando musculação a um bom tem, se alimenta bem e ainda usa suplementos e não vê resultados, é importante que você procure um nutricionista esportivo capaz de investigar qual fator está interferindo nos seus resultados.

Gostou? Me ajude a compartilhar essa informação.

Abraços da nutri.


Débora Cristina de Ávila
Nutricionista Clinica e Esportiva