quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dietas Restritivas

As dietas restritivas causam alterações no metabolismo e no apetite, o que promove o ganho de peso em longo prazo, devido aos genes que caracterizam o apetite se ligar ao gene do armazenamento de gordura.
O cérebro desenvolve alguns mecanismos de adaptações que pode aumentar o apetite, diminuir o metabolismo o que leva a dificuldades no emagrecimento.
Pesquisas revelam que 90% das pessoas que fazem uma dieta restritiva acabam engordando novamente, podendo o ganho do peso ser maior do que a perda obtida. Isso ocorre devido a pessoa voltar a comer normalmente, o apetite volta aumentado devido as alterações dos genes, essas mudanças pode levar a compulsão alimentar.
A gordura armazenada no organismo se torna uma proteção contra a falta de alimentos, ficando sem comer, por exemplo, os carboidratos, o organismo gera um mecanismo para aumentar a produção de gordura para sua reserva.
Dietas restritivas aumentam a probabilidade de desenvolver transtornos alimentares, medidas radicais podem levar a compulsão alimentar, anorexia e bulimia e gerar mecanismos para promover o ganho de peso.

Alguns hábitos comuns de restrições alimentares:

·         Pular refeições.
·         Ingerir pouca comida.
·         Usar substitutos alimentares (exemplo: shakes).
·         Tomar remédios para emagrecer.
·         Fazer dietas da moda (dieta da proteína)

As dietas da moda prometem eliminar medidas instantaneamente que não contam com embasamento científico. Essas dietas geralmente restringem a alimentação de forma dramática permitindo exageros na ingestão de determinados tipos de alimentos (Ex.: dieta sem carboidratos eleva o consumo de proteínas).
Dietas radicais não oferecem nutrientes necessários, provoca desidratação pela perda de água, perda de massa magra o que permite que a pessoa ache que esta tendo uma perda de gordura, devido a uma perda de peso.
As dietas restritivas tendem a sobrecarregar órgãos como fígado e os rins, podendo causar ainda carências nutricionais, portanto antes de iniciar uma dieta procure um profissional para auxiliar.

Agende já a sua consulta Nutricional!!!

Clinica: MED & FISIO
Endereço: Avenida José Faria da Rocha, 4363
Bairro: Eldorado- Contagem MG
Telefone: (31) 3391-4687








terça-feira, 3 de junho de 2014

A importância da Dieta no Inverno

O frio chegou e com ele vem à preguiça para praticar algumas atividades físicas talvez pelo excesso de roupa ou até mesmo a queda nas temperaturas, também aparecem mudanças na alimentação e como conseqüência vem o ganho de peso.
Para aqueles que têm a preocupação de colocar o corpo em forma ou querem ter a perda de peso para o verão, é necessário que os cuidados se iniciem agora.
Notamos que nesse período sentimos mais fome devido à necessidade do organismo em se adaptar à temperatura ambiente. Portanto a escolha pelos alimentos se dá pela preferência aos alimentos mais calóricos.
Adotamos de uma vida sedentária, essa junção da mudança da alimentação e da falta de atividades físicas promove o ganho de peso no inverno de até 5 quilos.
É importante iniciarmos os cuidados com o corpo, nessa estação do ano, uma vez que para perder peso ou ganhar massa necessita de um tempo.
Quando aproximamos do verão é que notamos maior preocupação com esses cuidados, muitos se desesperam para perder o peso e acabam cometendo exageros tanto com dietas muito restritivas ou na prática de atividades físicas muito com a finalidade de perder peso em poucas semanas, o que coloca o organismo em risco.
A pessoa podem até buscar pela pratica das atividades físicas com a finalidade de melhorar o corpo ou ter uma perda de peso, mas é a dieta adequada que será responsável por 80% nos resultados da perda de peso ou no ganho eficaz de massa magra (músculo).
Quando a pessoa adota de dieta muito restritiva para ter uma perder peso rápida, isso causa uma perda de massa magra ao invés da perda de gorduras. Podemos notar que surgem mais celulites, estrias, flacidez com esses hábitos entre outros.
Para que uma dieta cause mesmo efeitos na perda de peso e essa perda seja notada fisicamente é necessário um período de seis meses.

Dicas importantes para se ter hábitos mais saudáveis e ajudar na perda de peso:
  • Comer de 3 em 3 horas, esse método  ajuda a ativar hormônios para ganhar músculos e perder gorduras.
  • Ter o cuidado com o sono, pois é nesse período em que dormimos que serão liberados alguns hormônios que ajuda a ativar o metabolismo.
  • Substitua alimentos fritos por assados e grelhados.
  • Para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de fibras.
  • Praticar atividades físicas de pelo menos 40 minutos diários.
  • Beba bastante água.


Para uma perda de peso saudável ou no início de alguma atividade física é importante buscar a ajuda do nutricionista, pois as necessidades nutricionais mudam, criamos necessidades maiores de alguns nutrientes que somente o profissional é capaz de calcular.

Portanto Agende já sua Consulta com o Nutricionista e não perca tempo para se preparar para o próximo verão.




Agendamentos de consultas

Clinica MED & FISIO
Endereço: Avenida José Faria da Rocha, 4363, 
Bairro Eldorado- Contagem/ MG
Telefone: (31) 3391-4687

ou 

Academia: Centro de Artes e Terapias Orientais
 Contagem/MG
Telefone: (31) 3911-8306
email: cato.eldorado@gmail.com

Para região de Belo Horizonte sem disponibilidade para ir aos locais citados, entrar em contato pelo email: deby_favila@hotmail.com




Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/11/especialistas-dao-dicas-para-perder-peso-para-o-verao-em-30-dias.html