quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Probióticos

Probióticos é uma palavra derivada do grego que significa “pro vida”, sendo antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”.
A Organização Mundial de saúde (OMS) define-os como microrganismos vivos que uma vez ingeridos em quantidades adequadas pode ser utilizado com sucesso pode diminuir a população de microrganismo causadores de doenças como a Helicobacter Pylori no estômago (principal causador de gastrite), pode melhorar a microbiota oral e vaginal, dessa maneira reduzindo a incidência de cáries dentárias e infecções do trato urinário e vaginal respectivamente.
Além disso, tem ação no equilíbrio da microbiota intestinal, controlando as doenças metabólicas (obesidade, diabetes, hipercolesterolemia), diarreias, alguns riscos de câncer, retocolite, constipação, colite ulcerativa, cistite, efeitos da quimioterapia e radioterapia, infecções urinarias, inflamação no intestino, síndrome do intestino curto, enterocolite, síndrome do intestino irritável, síndrome de crohn, hemorroidas,diarreia, candidíase e efeitos do uso de antibióticos.
Irão aumentam a produção de vitaminas do complexo B e aminoácidos fundamentais ao sistema imune e neurotransmissor.
Aumenta a absorção e fixação de cálcio e ferro, além de outros minerais, aumentam a enzima lactase que facilita a digestão da lactose, sendo positivo para quem apresenta intolerância a lactose.
Eles estão presentes nos iogurtes, leites fermentados, coalhadas, queijos, kefir, entre outros.
O microrganismo mais comum é o Lactobacillus, Streptococcus e Bifidobactérias.
A bactéria do tipo Lactobacillus possui papel importante na desconjugação dos sais biliares no intestino formando os ácidos biliares e dessa forma, inibem a formação de micelas indispensáveis para a absorção dos lipídeos.
Os probióticos ainda reduzem a peroxidação lipídica e melhorar o metabolismo lipídico.
Alguns estudos afirmam que o consumo dos probióticos por algumas semanas contribui para a redução do índice glicêmico.
Como já citado o exemplo de probiótico o Iogurte é um alimento mais comum e acessível, é um alimento que contêm a combinação de Streptococcus thermophilus e a Thermobacterium bulgaricum
O iogurte é uma excelente fonte de vitaminas e minerais (cálcio, potássio, fósforo, vitaminas B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina). Por conter microrganismos que são responsável por diversos benefícios, o mesmo pode estimular o sistema imune, matar bactérias nocivas ao organismo, produz um efeito antibiótico, agir em combate as inflamações assim como proteger o intestino de toxinas. 
Além dessas atividades o iogurte apresenta altos níveis de prostaglandinas (que previne o aparecimento de diarreia e disenteria) ajuda a prevenir o câncer de cólon, a osteoporose. O iogurte exerce nas gestantes a capacidade de fortalecer o sistema imune na criança. 

Portanto podemos concluir que seus usos constantes dos probióticos podem produzir efeitos benéficos no tratamento de algumas doenças, porém é sempre importante ter o aconselhamento de um Nutricionista  na quantidade de sua administração.





http://www.nutricaoempauta.com.br/