terça-feira, 1 de outubro de 2013

Benefícios da Castanha do Pará

O Brasil é um país que possuí riquezas em seus alimentos, sendo esses alimentos altamente nutritivos. No norte do Brasil (Amazônia) e na Bolívia contém uma árvore de grande porte que produz um fruto que contém a castanha do pará.
A castanha do pará é um fruto composta praticamente de carboidratos, proteína e baixo teor de gordura, além disso é um alimento rico em selênio.
Benefícios do selênio: reduzir o risco de câncer como de pulmão e próstata, combater radicais livres devido a sua ação antioxidante (defende a células do organismo de radicais livres), fortalecer o sistema imunológico e atua no equilíbrio da tireóide.
Comer uma castanha por dia garante a dose de selênio recomendada para um organismo adulto sadio. Essa pequena oleaginosa pode combater o envelhecimento celular, causado pela formação dos radicais livres.
Em uma castanha é possível encontrar 200 a 400 microgramas de selênio, o limite de consumo diário é de 400 microgramas para um adulto, uma criança pode consumir meia unidade, afirma Silvia Cozzolino, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.
O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, na ausência do selênio essas enzimas ficam sem atividade.
Esse mesmo mineral teria papel na proteção do cérebro, ao combater os radicais livres preservariam as células nervosas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Por esse motivo existem estudos sendo desenvolvidos para comprovar o benefício em portadores do mal de Alzheimer.
O selênio ainda poderia atuar na tireóide na produção de seus hormônios. Esse mesmo mineral ainda esta associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando a eliminar os metais pesados presentes nas células.
São ricas em gorduras mono e poliinsaturadas, capazes de reduzir os níveis de LDL e aumentar o HDL, o que previne as doenças cardiovasculares como doenças no miocárdio.
Ainda são ricas em aminoácidos essenciais como isoleucina, leucina, lisina, metionina, cisteína, triptofano, valina e treonina.
·     Atuação quanto ao estresse (stress)

São fontes de vitaminas B, E e magnésio, que fortalece o sistema imunológico quando estamos estressados. A presença do magnésio tem um papel importante no cansaço, na depressão, irritabilidade, fraqueza e nervosismo.



Fonte:
Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário