sexta-feira, 10 de junho de 2016

Processo de Emagrecimento é Conscientização

Quando um paciente me procura na maioria das vezes vejo que eles acreditam que a dieta será uma solução rápida para um problema que eles adquiriram em meses ou até em anos, acham que uma prescrição irá levar ao seu peso ideal.

Pois venho através dessa publicação para esclarecer que nenhuma dieta irá te levar a seu peso ideal se inicialmente você não tiver a consciência de que durante essa empreitada você encontrará vários obstáculos, cairá, muitas vezes se levantará outras desanimaram.

Mudar um hábito alimentar de uma vida inteira não ocorre com alguns dias ou anos, é necessário a persistência.

Para que seu tratamento dê certo é necessário você ver a reeducação como um fato idêntico ao que ocorre com as crianças quando elas estão aprendendo a andar.

A criança para que ela comece a andar é necessário no começo ela engatinhar, depois começa a se apoiar nas coisas, dai cria coragem para largar esses apoios e andar sozinho.

Ele tem muita dificuldade no começo, mas mesmo assim ela encara esse medo e continua tentando e enquanto ela não anda direitinho acontece uma coisa, ela SEMPRE cai no meio do caminho.

Mais uma vez vou dizer então é preciso que você mude primeiro a sua mente, no começo é como se você tivesse aprendendo a andar de novo, certamente você vai cair, tropeçar querer largar tudo. Quando isso acontecer levante-se e continue de novo, se a criança ao aprender a andar falasse que é muito difícil e que ela não vai conseguir e parar, ela nunca iria aprender a andar.

Então só tenho uma coisa a dizer, pense realmente se você quer lutar, vencer a cada dificuldade que aparecer, se você está mesmo disposto a fazer um tratamento que não tem tempo para terminar.

Quando você busca ajuda de um nutricionista é importante que você nunca interrompa o tratamento, um tratamento interrompido pode tonar sua próxima tentativa. Para uma perda de peso é importante que você faça uma visita periódica ao seu nutricionista para que ele te aconselhe melhor, A GENTE NÃO CONSEGUE APRENDER COM UMA AULA APENAS.

Busque ajuda de um psicólogo quando o que está te atrapalhando está relacionado com um estado emocional.
Não tenha vergonha, quando você chegar no seu ideal você vai ver que tudo valeu a pena.




Agende sua consulta Nutricional!
Clínica Med & Fisio
Bairro Eldorado- Contagem MG
Telefone: (31) 3391-4687
Débora Cristina
Nutricionista Clínica e Esportiva

terça-feira, 7 de junho de 2016

Programação Metabólica, Você Sabe o Que É?

Na gravidez deve ser redobrada a atenção com a alimentação, estresse e a exposição às substâncias tóxicas.



Gestantes que se alimentam de forma inadequada, que convivem com substâncias tóxicas ou passam por situação de estresse tem maiores chances de comprometer o desenvolvimento de seu bebê. E esses bebês quando adultos, tendem a desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, depressão etc. Cientificamente, a situação recebe o nome de programação metabólica. 

A programação metabólica é então definida por alguns estudiosos como a influência que o ambiente gestacional tem sobre efeitos permanentes na estrutura, na fisiologia e no metabolismo do indivíduo (bebê) ao longo de sua vida, podendo o predispor a determinadas doenças.

Antes de estar grávida e durante a gestação o estado nutricional da mulher pode exercer efeitos determinantes nas fases do desenvolvimento fetal e na saúde do bebê ao longo de sua vida, seja pela desnutrição e seja pela apresentação de deficiências ou excessos, como por exemplo, peso corporal elevado, quadros de toxicidades etc.

Hipertensão arterial, alterações no colesterol, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, depressão, assim como uma maior predisposição a alergias. Outra consequência, mais comum nos dias atuais, é um quadro de excesso de peso na vida adulta em indivíduos que foram gerados em um meio de deficiência nutricional e/ou restrição alimentar. Essas pessoas parecem desenvolver um mecanismo de “defesa” ao período de insuficiência de energia alterando a produção normal de adipócitos (células de gordura) como uma forma de aumentar a capacidade de reservar energia, além de apresentarem uma maior tendência a ter um apetite aumentado desde os primeiros anos de vida.

Portanto é importante considerar o estado nutricional prévio e atual da gestante, o nutricionista avalia seus hábitos alimentares, seu estilo de vida, os sinais/sintomas, os exames laboratoriais etc. Com base nessas informações, ele elabora um plano alimentar, que é readequado sempre que necessário, de acordo com as alterações e queixas apresentadas pela gestante ao longo do período. Outro fator observado é a Avaliação Antropométrica (peso, altura e medidas corporais), realizada em todas as consultas.


Algumas dicas importantes para sua gestação:

  • Tente organizar um cardápio para uma semana, pois assim você consegue fazer uma lista de compra, você irá conseguir organizar mais os tipos de alimentos que você terá disponível. 
  • Aprender alimentos rápidos e nutritivos.
  • Caso você tenha uma semana muito corrida, congele alguns alimentos já pré-preparados para terminar de preparar quando for consumido.
  • É importante alimentar-se com televisão desligada, computadores, aprecie sua refeição.
  • Experimente novos alimentos, pois são os alimentos que você consome em sua gestação e no período de amamentação que serão os gostos que seu filho irá dar preferências.
  • É importante iniciar uma reeducação alimentar. A metade do prato deve ser de vegetais e legumes e a outra metade deve ser dividida em arroz ou massas, feijão e a carne.
  • É importante diminuir o consumo de líquido durante a refeição, isso ajuda a diminuir os refluxos e a azia.
  • Inclua fruta no seu dia a dia, caso não goste de consumir frutas, tente introduzir as frutas em saladas e vitaminas.
  • Antes de você engravidar é importante você fazer um check up nutricional para ver se existe alguma deficiência nutricional.
  • Não fique mais de três horas sem se alimentar.
  • Tenha uma boa hidratação ao longo do dia.
  • Não consuma “edulcorantes”, que são adoçantes listados nos rótulos de alguns alimentos, a não ser que seja gestante diabética e mesmo assim reduza drasticamente o consumo desses adoçantes, principalmente os que possuem aspartame.
  • Controle o consumo de alimentos que contenham cafeína, como, por exemplo, café, chás (preto, mate, verde, branco, vermelho), guaraná em pó, chocolates etc.
  • Reduza ao que for possível o consumo de alimentos industrializados.
Procure um nutricionista para te orientar antes da gestação, durante e no período de lactação.



Agende sua consulta Nutricional!

Clínica Med & Fisio

Bairro Eldorado- Contagem MG
Telefone: (31) 3391-4687
Débora Cristina
Nutricionista Clínica e Esportiva

OBS.: Atendo através de alguns planos de saúde.
Qualquer dúvida encontro disponível para esclarecimentos através desta pagina ou pode ligar para o telefone informado acima