terça-feira, 7 de junho de 2016

Programação Metabólica, Você Sabe o Que É?

Na gravidez deve ser redobrada a atenção com a alimentação, estresse e a exposição às substâncias tóxicas.



Gestantes que se alimentam de forma inadequada, que convivem com substâncias tóxicas ou passam por situação de estresse tem maiores chances de comprometer o desenvolvimento de seu bebê. E esses bebês quando adultos, tendem a desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, depressão etc. Cientificamente, a situação recebe o nome de programação metabólica. 

A programação metabólica é então definida por alguns estudiosos como a influência que o ambiente gestacional tem sobre efeitos permanentes na estrutura, na fisiologia e no metabolismo do indivíduo (bebê) ao longo de sua vida, podendo o predispor a determinadas doenças.

Antes de estar grávida e durante a gestação o estado nutricional da mulher pode exercer efeitos determinantes nas fases do desenvolvimento fetal e na saúde do bebê ao longo de sua vida, seja pela desnutrição e seja pela apresentação de deficiências ou excessos, como por exemplo, peso corporal elevado, quadros de toxicidades etc.

Hipertensão arterial, alterações no colesterol, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, depressão, assim como uma maior predisposição a alergias. Outra consequência, mais comum nos dias atuais, é um quadro de excesso de peso na vida adulta em indivíduos que foram gerados em um meio de deficiência nutricional e/ou restrição alimentar. Essas pessoas parecem desenvolver um mecanismo de “defesa” ao período de insuficiência de energia alterando a produção normal de adipócitos (células de gordura) como uma forma de aumentar a capacidade de reservar energia, além de apresentarem uma maior tendência a ter um apetite aumentado desde os primeiros anos de vida.

Portanto é importante considerar o estado nutricional prévio e atual da gestante, o nutricionista avalia seus hábitos alimentares, seu estilo de vida, os sinais/sintomas, os exames laboratoriais etc. Com base nessas informações, ele elabora um plano alimentar, que é readequado sempre que necessário, de acordo com as alterações e queixas apresentadas pela gestante ao longo do período. Outro fator observado é a Avaliação Antropométrica (peso, altura e medidas corporais), realizada em todas as consultas.


Algumas dicas importantes para sua gestação:

  • Tente organizar um cardápio para uma semana, pois assim você consegue fazer uma lista de compra, você irá conseguir organizar mais os tipos de alimentos que você terá disponível. 
  • Aprender alimentos rápidos e nutritivos.
  • Caso você tenha uma semana muito corrida, congele alguns alimentos já pré-preparados para terminar de preparar quando for consumido.
  • É importante alimentar-se com televisão desligada, computadores, aprecie sua refeição.
  • Experimente novos alimentos, pois são os alimentos que você consome em sua gestação e no período de amamentação que serão os gostos que seu filho irá dar preferências.
  • É importante iniciar uma reeducação alimentar. A metade do prato deve ser de vegetais e legumes e a outra metade deve ser dividida em arroz ou massas, feijão e a carne.
  • É importante diminuir o consumo de líquido durante a refeição, isso ajuda a diminuir os refluxos e a azia.
  • Inclua fruta no seu dia a dia, caso não goste de consumir frutas, tente introduzir as frutas em saladas e vitaminas.
  • Antes de você engravidar é importante você fazer um check up nutricional para ver se existe alguma deficiência nutricional.
  • Não fique mais de três horas sem se alimentar.
  • Tenha uma boa hidratação ao longo do dia.
  • Não consuma “edulcorantes”, que são adoçantes listados nos rótulos de alguns alimentos, a não ser que seja gestante diabética e mesmo assim reduza drasticamente o consumo desses adoçantes, principalmente os que possuem aspartame.
  • Controle o consumo de alimentos que contenham cafeína, como, por exemplo, café, chás (preto, mate, verde, branco, vermelho), guaraná em pó, chocolates etc.
  • Reduza ao que for possível o consumo de alimentos industrializados.
Procure um nutricionista para te orientar antes da gestação, durante e no período de lactação.



Agende sua consulta Nutricional!

Clínica Med & Fisio

Bairro Eldorado- Contagem MG
Telefone: (31) 3391-4687
Débora Cristina
Nutricionista Clínica e Esportiva

OBS.: Atendo através de alguns planos de saúde.
Qualquer dúvida encontro disponível para esclarecimentos através desta pagina ou pode ligar para o telefone informado acima

Nenhum comentário:

Postar um comentário