- Lavar bem as mãos antes de comer ou de preparar o alimento.
- Certifique se o local onde você está comendo é limpo.
- Deixar alimentos aquecidos a 70ºC ou dentro da geladeira.
- Alimentos que se encontram em temperatura ambiente pode haver o crescimento de bactérias ou de suas toxinas, que causam diarreias e vômitos.
- É recomendado que as refeições fiquem no máximo 2 horas fora da refrigeração.
- Não deixar sobras de comida em cima do fogão ou dentro do forno desligado, devendo guardá-las rapidamente na geladeira.
- Cozinhar, assar ou fritar muito bem as carnes bovinas, suínas, aves, peixes e ovos.
- Deve separar alimentos que passaram por processos de desinfecção dos que não passaram.
- Os utensílios devem estar sempre limpos, não devendo usar os mesmos utensílios dos alimentos preparados dos não preparados.
- Utensílios de madeira como, colheres de pau e tábuas de carne, devem ser evitadas, sendo em restaurantes ou Serviços de Alimentação proibidas. Pois a existência de rachaduras, riscas e trincas tornam mais difícil a higienização.
- O consumo de ovos deverá ser sempre bem cozidos ou não devendo ser consumidos ovos mal cozidos ou crus e pratos realizados à base de claras e gemas cruas, pois podem transmitir a Salmonella Enterítides, bactérias responsável por 50% dos casos de gastroenterites.
- Não utilizar produtos enlatados que possuem enferrujamento ou estufamento da lata, pois seus produtos podem apresentar toxinas causando a intoxicação alimentar.
Fonte: Manual de Boas Praticas de Fabricação
Nenhum comentário:
Postar um comentário