sábado, 21 de dezembro de 2013

CEIA DE NATAL MAIS SAUDÁVEL

Natal esta chegando é nessa época que temos a oportunidade de reunir a família, amigos e confraternizar, não faltando muitas opções de comidas.
Mesmo tendo muitas opções é possível manter o propósito de emagrecer, manter o peso ou não causar alterações nos níveis sanguíneos.
Para manter uma ceia mais saudável, estão aqui algumas dicas.

  • É importante evitar alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como frituras, embutidos (presunto, salsicha, salame), maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar), carnes gordas (pernil, bacon, pele de aves, carnes vermelha com gordura), massas com creme de leite.
  • Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
  • Deve-se diminuir o tamanho das porções.
Aperitivos

Na hora dos aperitivos o melhor mesmo é consumir uvas, damascos secos, ameixa, tâmara e outras frutas

Saladas
  •    Inicie a ceia com saladas cruas, pois possuem alto teor de fibras. As fibras presente irão atuar na absorção das gorduras.
  •    Fazer saladas elaboradas, evitando salpicão, saladas a base de batata e maionese, investindo em saladas tropicais com pedaços de frutas como maçã, abacaxi, manga e uva.
  •    Utilize molho a base de azeite de oliva, cebola, orégano e pimenta vermelha.
  •    Abuse das frutas para enfeitar os pratos.
  •    As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frutas por isso devem ser evitados.


Prato Principal
  •    Preferir as carnes brancas como peru, chester, frango, tender magro, lombo. Porém o peru é menos calórico do que o tender.
  •    Para regar os assados é bom usar sucos e laranja com ervas evitando óleos e manteiga.
  •    As amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju e Pará, pistache, damasco, uva passa, frutas secas são ricas em gorduras insaturadas que trazem benefícios para o organismo, porém deve ser evitados o excesso na ingestão.
  •    Usar nas preparações ingredientes com menor valor calórico como leite desnatado, ricota, verduras, legumes e frutas.
  •    Deve- se evitar óleo, manteiga, margarina e creme de leite nas preparações dos alimentos preferindo as opções assadas.
  •    Nas farofas é importante evitar o uso de embutidos (presunto, linguiça) para que se evite o excesso de gordura e sódio

       OBS.:
  •    Tender: carne nobre suína selecionada, processada e defumada é riquíssima em sódio.
  •    Lombo: carne suína branca, apresenta baixíssima taxa de gordura.
  •    Chester: é um frango muito maior que o convencional, apresenta mais gorduras do que o peru e uma menor quantidade de proteínas.
  •     Peito de peru: é a alternativa menos calórica (quando removida a pele) e é uma das carnes mais magras com a maior quantidade de proteínas.
  •   Pernil suíno ou de vitelo: são bem mais saborosos, pois apresentam uma concentração maior de gorduras, e por isso são mais calóricos. Podem ser servidos com ou sem o osso.
  •     Panetone: apesar de possuir frutas secas a sua massa é rica em gorduras e por isso deve ser ingeridos em pequenas quantidades.

   Bebidas Alcoólicas 



         Alcoólicos 
          Quantidade                                        
          Calorias
         Champagne
          1 taça (125 ml)
          90
         Cerveja
          1 copo (200 ml)
          101
         Chopp
          1 copo (200 ml)
          180
         Cidra
          1/2 copo (100 ml)
           50
         Conhaque 
          1 dose (50 ml)
          125
         Licores
          1 cálice (20 ml)
          70
         Run
           1 copo de (50 ml)
          110
         Saquê
           1 cálice (30 ml)
          45
         Uísque
           1 dose (100 ml)
         240
         Vodca
           1 cálice (30 ml)
         72
         Vinho Tinto
           1 taça (100 ml)
         80

        Algumas Receitas

    Coquetel de Frutas sem álcool            

    Ingredientes:

    30 ml de suco de goiaba
    30 ml de suco de caju
    30 ml de suco de acerola
    30 ml de suco de abacaxi
    20 ml de leite condensado
    20 ml de creme de leite

    Modo de  Preparo:

    Misture tudo.




    Farofa Rica

   Ingredientes:
   1 xícara de chá de casca de chuchu
   2 casca de banana
   1/2 xícara de chá de talos de verduras diversas
   2 colheres de sopa de cebola picada
   Alho a gosto
   3 colheres de sopa de margarina light
   2 colheres de sopa de bacon
   2 xícaras de chá de farinha de mandioca
   
   Modo de Preparo
   Em água corrente lave as cascas de chuchu, banana e os talos das verduras. Pique e os reserve.
   Refogue a cebola e o alho na margarina. Acrescente os talos e as cascas e refoque.
   Junte os demais ingredientes, acrescentando a farinha de mandioca por ultimo. Misture bem.




   Arroz com Frutas Secas

   Ingredientes:

   1 xícara de arroz
   2 xícaras de água fervente
   1 dente de alho amassado
   1 colher de azeite
   sal a gosto
   50 gramas de damasco seco
   50 gramas de uvas passas
   50 gramas de nozes processadas

   Modo de Preparo:
   
   Refogue o alho e a cebola no azeite. Coloque o arroz e deixe fritar, adicione a água fervente e o sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que o grão fique al dente. Acrescente o damasco, as uvas passas e as nozes, mexa e é só servir.


FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO!!!





quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A Importância da dieta na doença da Dengue

Em caso de suspeita da dengue é recomendado que a pessoa evite fármacos (medicamentos) a base de ácido acetil salicílico (AAS), ou que contenham substância associada e aqueles que contêm salicilatos associado. A Anvisa oferece um sistema, onde é possível procurar todos os medicamentos que contém as substâncias mencionadas.
Essas substâncias compostas de acetil salicílicos ou salicilatos podem ser encontradas em alguns alimentos, então as pessoas que apresentam a suspeita dessa doença devem evitar o consumo de melancia, manga, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passas, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva. Além de potencializar os efeitos da dengue, podem piorar as condição da pessoa diagnosticada.
Ainda devem ser evitados os alimentos que possuam ação antitrombótica como alho, cebola e gengibre.
A dengue provoca algumas alterações no organismo que favorecem a ocorrência de hemorragias. Os salicilatos podem promover uma coagulação mais tardia, se o indivíduo tiver uma hemorragia interna, pode perder sangue por muito tempo sem saber e ter complicações de saúde. Os antitrombóticos inibem a formação do trombo (coágulo), para quem possui plaquetas baixas a formação da coagulação pode levar as mesmas complicações que os salicilatos nessas pessoas.
Os fármacos que apresentam essas composições citadas podem ter interações com a alimentação inibindo a absorção de alguns nutrientes que muitas vezes iriam contribuir para o tratamento das pessoas com dengue.
Orientações Nutricionais:
  •  Beber bastante líquido é muito importante, a hidratação deve ser fracionada em pequenos volumes a fim de evitar náuseas e vômitos, caso não se consiga ingerir o volume adequado devido à presença de náuseas e vômitos, é importante procurar um médico.
  • Devem-se preferir vegetais de folhas escuras.
  • As frutas deve se dar preferência a laranja, acerola, abacaxi ou caju pois são ricos em vitaminas C.
  • As carnes deve se preferir os de cortes magros e as brancas sem pele.


Além de ser importante o acompanhamento Médico procure o Nutricionista que irá te orientar corretamente sobre as complicações.





Fonte:





terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Shakes, por que não consumi-los para emagrecer?

Existem muitos shakes para substituir refeições como o almoço e a janta prometendo uma perda de peso saudável, porém os mesmos possuem baixas calorias, muitos conservantes, corantes artificiais como o caramelo IV, adoçantes e apresenta um sabor muito doce.
O organismo humano apresenta uma necessidade nutricional básica que será responsável por fornecer energia para o desenvolvimento das funções vitais, como a respiração, batimento cardíaco, controle da temperatura corporal, entre outros.
A substituição da alimentação pelo shake é péssima, pois se perde vários nutrientes essenciais ao organismo. Por mais que ele possa oferecer nutrientes adicionados em suas formulas, substituir a refeição pelo shake se torna monótono, portanto a perda de peso promovida pelos shakes não é de forma saudável, pois você acaba ingerindo a mesma coisa todos os dias, o que impossibilita o consumo de uma alimentação variada e balanceada.
O shake ainda não promove o hábito de mastigar. O processo de mastigação é um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a ingerir. Durante esse processo o organismo recebe avisos e se prepara quimicamente para a assimilação dos nutrientes até que se tem a saciedade completa.
A saciedade envolve aspectos físicos (mastigação) e a produção hormonal, a liberação de algumas substâncias e a fatores psicológicos. O hormônio ligado a saciedade é produzido após 15 ou 20 minutos de refeição.
O consumo do shake em substituição a refeição leva a pessoa a acreditar que conseguiu economizar calorias e suprir a todas as necessidades nutricionais que o organismo precisa, mas a bebida não possui quantidades de vitaminas e minerais que estão presentes no almoço ou na janta.
A substituição dessas refeições pode levar a pessoa adquirir a queda de cabelo, cansaço físico, indisposição, desnutrição, baixa imunidade, anemia, disfunção renal.
Dieta pouco variada leva a baixo valor nutritivo, o que leva a "fome oculta", ou seja, a diminuição das reservas orgânicas de nutrientes necessários para a saúde.
Em momentos de privação de nutrientes ou das calorias, o organismo se adapta a essa carência levando o corpo a diminuir o gasto energético. Com o gasto energético reduzido e o retorno alimentar antigo, o ganho de peso pode ser mais rápido (essa é a explicação do ganho de peso após o término do uso do shake).
Devemos sempre ficar atentos aos milagres que esses tipos de alimentos mostram ter na perda de peso, pois quando a perda de peso ocorre de forma mais rápida na verdade o que se tem é a perda de massa magra (músculos) e não de gorduras.
Portanto a melhor solução de se perder peso é a realização da mudança gradual nos hábitos alimentares, diminuindo o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e aumentar o consumo de fibras e vitaminas aliadas a prática de exercícios físicos regulares.