quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A Importância da dieta na doença da Dengue

Em caso de suspeita da dengue é recomendado que a pessoa evite fármacos (medicamentos) a base de ácido acetil salicílico (AAS), ou que contenham substância associada e aqueles que contêm salicilatos associado. A Anvisa oferece um sistema, onde é possível procurar todos os medicamentos que contém as substâncias mencionadas.
Essas substâncias compostas de acetil salicílicos ou salicilatos podem ser encontradas em alguns alimentos, então as pessoas que apresentam a suspeita dessa doença devem evitar o consumo de melancia, manga, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passas, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva. Além de potencializar os efeitos da dengue, podem piorar as condição da pessoa diagnosticada.
Ainda devem ser evitados os alimentos que possuam ação antitrombótica como alho, cebola e gengibre.
A dengue provoca algumas alterações no organismo que favorecem a ocorrência de hemorragias. Os salicilatos podem promover uma coagulação mais tardia, se o indivíduo tiver uma hemorragia interna, pode perder sangue por muito tempo sem saber e ter complicações de saúde. Os antitrombóticos inibem a formação do trombo (coágulo), para quem possui plaquetas baixas a formação da coagulação pode levar as mesmas complicações que os salicilatos nessas pessoas.
Os fármacos que apresentam essas composições citadas podem ter interações com a alimentação inibindo a absorção de alguns nutrientes que muitas vezes iriam contribuir para o tratamento das pessoas com dengue.
Orientações Nutricionais:
  •  Beber bastante líquido é muito importante, a hidratação deve ser fracionada em pequenos volumes a fim de evitar náuseas e vômitos, caso não se consiga ingerir o volume adequado devido à presença de náuseas e vômitos, é importante procurar um médico.
  • Devem-se preferir vegetais de folhas escuras.
  • As frutas deve se dar preferência a laranja, acerola, abacaxi ou caju pois são ricos em vitaminas C.
  • As carnes deve se preferir os de cortes magros e as brancas sem pele.


Além de ser importante o acompanhamento Médico procure o Nutricionista que irá te orientar corretamente sobre as complicações.





Fonte:





Nenhum comentário:

Postar um comentário