terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Shakes, por que não consumi-los para emagrecer?

Existem muitos shakes para substituir refeições como o almoço e a janta prometendo uma perda de peso saudável, porém os mesmos possuem baixas calorias, muitos conservantes, corantes artificiais como o caramelo IV, adoçantes e apresenta um sabor muito doce.
O organismo humano apresenta uma necessidade nutricional básica que será responsável por fornecer energia para o desenvolvimento das funções vitais, como a respiração, batimento cardíaco, controle da temperatura corporal, entre outros.
A substituição da alimentação pelo shake é péssima, pois se perde vários nutrientes essenciais ao organismo. Por mais que ele possa oferecer nutrientes adicionados em suas formulas, substituir a refeição pelo shake se torna monótono, portanto a perda de peso promovida pelos shakes não é de forma saudável, pois você acaba ingerindo a mesma coisa todos os dias, o que impossibilita o consumo de uma alimentação variada e balanceada.
O shake ainda não promove o hábito de mastigar. O processo de mastigação é um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a ingerir. Durante esse processo o organismo recebe avisos e se prepara quimicamente para a assimilação dos nutrientes até que se tem a saciedade completa.
A saciedade envolve aspectos físicos (mastigação) e a produção hormonal, a liberação de algumas substâncias e a fatores psicológicos. O hormônio ligado a saciedade é produzido após 15 ou 20 minutos de refeição.
O consumo do shake em substituição a refeição leva a pessoa a acreditar que conseguiu economizar calorias e suprir a todas as necessidades nutricionais que o organismo precisa, mas a bebida não possui quantidades de vitaminas e minerais que estão presentes no almoço ou na janta.
A substituição dessas refeições pode levar a pessoa adquirir a queda de cabelo, cansaço físico, indisposição, desnutrição, baixa imunidade, anemia, disfunção renal.
Dieta pouco variada leva a baixo valor nutritivo, o que leva a "fome oculta", ou seja, a diminuição das reservas orgânicas de nutrientes necessários para a saúde.
Em momentos de privação de nutrientes ou das calorias, o organismo se adapta a essa carência levando o corpo a diminuir o gasto energético. Com o gasto energético reduzido e o retorno alimentar antigo, o ganho de peso pode ser mais rápido (essa é a explicação do ganho de peso após o término do uso do shake).
Devemos sempre ficar atentos aos milagres que esses tipos de alimentos mostram ter na perda de peso, pois quando a perda de peso ocorre de forma mais rápida na verdade o que se tem é a perda de massa magra (músculos) e não de gorduras.
Portanto a melhor solução de se perder peso é a realização da mudança gradual nos hábitos alimentares, diminuindo o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e aumentar o consumo de fibras e vitaminas aliadas a prática de exercícios físicos regulares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário