sábado, 21 de dezembro de 2013

CEIA DE NATAL MAIS SAUDÁVEL

Natal esta chegando é nessa época que temos a oportunidade de reunir a família, amigos e confraternizar, não faltando muitas opções de comidas.
Mesmo tendo muitas opções é possível manter o propósito de emagrecer, manter o peso ou não causar alterações nos níveis sanguíneos.
Para manter uma ceia mais saudável, estão aqui algumas dicas.

  • É importante evitar alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como frituras, embutidos (presunto, salsicha, salame), maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar), carnes gordas (pernil, bacon, pele de aves, carnes vermelha com gordura), massas com creme de leite.
  • Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
  • Deve-se diminuir o tamanho das porções.
Aperitivos

Na hora dos aperitivos o melhor mesmo é consumir uvas, damascos secos, ameixa, tâmara e outras frutas

Saladas
  •    Inicie a ceia com saladas cruas, pois possuem alto teor de fibras. As fibras presente irão atuar na absorção das gorduras.
  •    Fazer saladas elaboradas, evitando salpicão, saladas a base de batata e maionese, investindo em saladas tropicais com pedaços de frutas como maçã, abacaxi, manga e uva.
  •    Utilize molho a base de azeite de oliva, cebola, orégano e pimenta vermelha.
  •    Abuse das frutas para enfeitar os pratos.
  •    As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frutas por isso devem ser evitados.


Prato Principal
  •    Preferir as carnes brancas como peru, chester, frango, tender magro, lombo. Porém o peru é menos calórico do que o tender.
  •    Para regar os assados é bom usar sucos e laranja com ervas evitando óleos e manteiga.
  •    As amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju e Pará, pistache, damasco, uva passa, frutas secas são ricas em gorduras insaturadas que trazem benefícios para o organismo, porém deve ser evitados o excesso na ingestão.
  •    Usar nas preparações ingredientes com menor valor calórico como leite desnatado, ricota, verduras, legumes e frutas.
  •    Deve- se evitar óleo, manteiga, margarina e creme de leite nas preparações dos alimentos preferindo as opções assadas.
  •    Nas farofas é importante evitar o uso de embutidos (presunto, linguiça) para que se evite o excesso de gordura e sódio

       OBS.:
  •    Tender: carne nobre suína selecionada, processada e defumada é riquíssima em sódio.
  •    Lombo: carne suína branca, apresenta baixíssima taxa de gordura.
  •    Chester: é um frango muito maior que o convencional, apresenta mais gorduras do que o peru e uma menor quantidade de proteínas.
  •     Peito de peru: é a alternativa menos calórica (quando removida a pele) e é uma das carnes mais magras com a maior quantidade de proteínas.
  •   Pernil suíno ou de vitelo: são bem mais saborosos, pois apresentam uma concentração maior de gorduras, e por isso são mais calóricos. Podem ser servidos com ou sem o osso.
  •     Panetone: apesar de possuir frutas secas a sua massa é rica em gorduras e por isso deve ser ingeridos em pequenas quantidades.

   Bebidas Alcoólicas 



         Alcoólicos 
          Quantidade                                        
          Calorias
         Champagne
          1 taça (125 ml)
          90
         Cerveja
          1 copo (200 ml)
          101
         Chopp
          1 copo (200 ml)
          180
         Cidra
          1/2 copo (100 ml)
           50
         Conhaque 
          1 dose (50 ml)
          125
         Licores
          1 cálice (20 ml)
          70
         Run
           1 copo de (50 ml)
          110
         Saquê
           1 cálice (30 ml)
          45
         Uísque
           1 dose (100 ml)
         240
         Vodca
           1 cálice (30 ml)
         72
         Vinho Tinto
           1 taça (100 ml)
         80

        Algumas Receitas

    Coquetel de Frutas sem álcool            

    Ingredientes:

    30 ml de suco de goiaba
    30 ml de suco de caju
    30 ml de suco de acerola
    30 ml de suco de abacaxi
    20 ml de leite condensado
    20 ml de creme de leite

    Modo de  Preparo:

    Misture tudo.




    Farofa Rica

   Ingredientes:
   1 xícara de chá de casca de chuchu
   2 casca de banana
   1/2 xícara de chá de talos de verduras diversas
   2 colheres de sopa de cebola picada
   Alho a gosto
   3 colheres de sopa de margarina light
   2 colheres de sopa de bacon
   2 xícaras de chá de farinha de mandioca
   
   Modo de Preparo
   Em água corrente lave as cascas de chuchu, banana e os talos das verduras. Pique e os reserve.
   Refogue a cebola e o alho na margarina. Acrescente os talos e as cascas e refoque.
   Junte os demais ingredientes, acrescentando a farinha de mandioca por ultimo. Misture bem.




   Arroz com Frutas Secas

   Ingredientes:

   1 xícara de arroz
   2 xícaras de água fervente
   1 dente de alho amassado
   1 colher de azeite
   sal a gosto
   50 gramas de damasco seco
   50 gramas de uvas passas
   50 gramas de nozes processadas

   Modo de Preparo:
   
   Refogue o alho e a cebola no azeite. Coloque o arroz e deixe fritar, adicione a água fervente e o sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que o grão fique al dente. Acrescente o damasco, as uvas passas e as nozes, mexa e é só servir.


FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO!!!





quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A Importância da dieta na doença da Dengue

Em caso de suspeita da dengue é recomendado que a pessoa evite fármacos (medicamentos) a base de ácido acetil salicílico (AAS), ou que contenham substância associada e aqueles que contêm salicilatos associado. A Anvisa oferece um sistema, onde é possível procurar todos os medicamentos que contém as substâncias mencionadas.
Essas substâncias compostas de acetil salicílicos ou salicilatos podem ser encontradas em alguns alimentos, então as pessoas que apresentam a suspeita dessa doença devem evitar o consumo de melancia, manga, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passas, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva. Além de potencializar os efeitos da dengue, podem piorar as condição da pessoa diagnosticada.
Ainda devem ser evitados os alimentos que possuam ação antitrombótica como alho, cebola e gengibre.
A dengue provoca algumas alterações no organismo que favorecem a ocorrência de hemorragias. Os salicilatos podem promover uma coagulação mais tardia, se o indivíduo tiver uma hemorragia interna, pode perder sangue por muito tempo sem saber e ter complicações de saúde. Os antitrombóticos inibem a formação do trombo (coágulo), para quem possui plaquetas baixas a formação da coagulação pode levar as mesmas complicações que os salicilatos nessas pessoas.
Os fármacos que apresentam essas composições citadas podem ter interações com a alimentação inibindo a absorção de alguns nutrientes que muitas vezes iriam contribuir para o tratamento das pessoas com dengue.
Orientações Nutricionais:
  •  Beber bastante líquido é muito importante, a hidratação deve ser fracionada em pequenos volumes a fim de evitar náuseas e vômitos, caso não se consiga ingerir o volume adequado devido à presença de náuseas e vômitos, é importante procurar um médico.
  • Devem-se preferir vegetais de folhas escuras.
  • As frutas deve se dar preferência a laranja, acerola, abacaxi ou caju pois são ricos em vitaminas C.
  • As carnes deve se preferir os de cortes magros e as brancas sem pele.


Além de ser importante o acompanhamento Médico procure o Nutricionista que irá te orientar corretamente sobre as complicações.





Fonte:





terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Shakes, por que não consumi-los para emagrecer?

Existem muitos shakes para substituir refeições como o almoço e a janta prometendo uma perda de peso saudável, porém os mesmos possuem baixas calorias, muitos conservantes, corantes artificiais como o caramelo IV, adoçantes e apresenta um sabor muito doce.
O organismo humano apresenta uma necessidade nutricional básica que será responsável por fornecer energia para o desenvolvimento das funções vitais, como a respiração, batimento cardíaco, controle da temperatura corporal, entre outros.
A substituição da alimentação pelo shake é péssima, pois se perde vários nutrientes essenciais ao organismo. Por mais que ele possa oferecer nutrientes adicionados em suas formulas, substituir a refeição pelo shake se torna monótono, portanto a perda de peso promovida pelos shakes não é de forma saudável, pois você acaba ingerindo a mesma coisa todos os dias, o que impossibilita o consumo de uma alimentação variada e balanceada.
O shake ainda não promove o hábito de mastigar. O processo de mastigação é um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a ingerir. Durante esse processo o organismo recebe avisos e se prepara quimicamente para a assimilação dos nutrientes até que se tem a saciedade completa.
A saciedade envolve aspectos físicos (mastigação) e a produção hormonal, a liberação de algumas substâncias e a fatores psicológicos. O hormônio ligado a saciedade é produzido após 15 ou 20 minutos de refeição.
O consumo do shake em substituição a refeição leva a pessoa a acreditar que conseguiu economizar calorias e suprir a todas as necessidades nutricionais que o organismo precisa, mas a bebida não possui quantidades de vitaminas e minerais que estão presentes no almoço ou na janta.
A substituição dessas refeições pode levar a pessoa adquirir a queda de cabelo, cansaço físico, indisposição, desnutrição, baixa imunidade, anemia, disfunção renal.
Dieta pouco variada leva a baixo valor nutritivo, o que leva a "fome oculta", ou seja, a diminuição das reservas orgânicas de nutrientes necessários para a saúde.
Em momentos de privação de nutrientes ou das calorias, o organismo se adapta a essa carência levando o corpo a diminuir o gasto energético. Com o gasto energético reduzido e o retorno alimentar antigo, o ganho de peso pode ser mais rápido (essa é a explicação do ganho de peso após o término do uso do shake).
Devemos sempre ficar atentos aos milagres que esses tipos de alimentos mostram ter na perda de peso, pois quando a perda de peso ocorre de forma mais rápida na verdade o que se tem é a perda de massa magra (músculos) e não de gorduras.
Portanto a melhor solução de se perder peso é a realização da mudança gradual nos hábitos alimentares, diminuindo o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e aumentar o consumo de fibras e vitaminas aliadas a prática de exercícios físicos regulares.



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Benefícios da Chia

Chia é um alimento funcional de origem do México, cientificamente conhecida por Salvia hispanica L onde é uma planta herbácea da família das lamiáceas, o seu grão é o mais conhecido, contendo propriedades nutricionais importantes ao nosso organismo esse grão tão rico é considerado um alimento funcional.
É considerado um alimento funcional por apresentar grandes concentrações de fibras, ácidos graxos essenciais (ácido graxo alfa linolênico e ácido linoleico), proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico, alguns antioxidantes (vitamina A). Contém ainda magnésio, zinco, cálcio, ferro, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina).
  • Sua proteína é rica em aminoácidos essenciais (isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano,valina e histidina).
  • Esse alimento por ser rico em cálcio será uma ótima alternativa para indivíduos que têm intolerância a lactose.
  • O ômega 3 (alfa linolênico) e o ômega 6 (ácido linoleico) pode preservar as funções cerebrais, podem atuar na diminuição da inflamação, o que seria interessante para diminuir e evitar celulite, um processo inflamatório do organismo.
  • Vitamina A, apresenta a função de antioxidante, atuando contra a formação de radicais livres auxiliando na estética facial com diminuição de acnes e ressecamento da pele, surgimento de doenças cardiovasculares, câncer entre outros.
  • Vitamina B2 atua na saúde da pele, unhas e cabelos.
  • Ferro é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, a redução desses glóbulos leva a formação da anemia, fadiga e cansaço, aumenta os riscos de infecções e também se relaciona a uma queda na imunidade.
             O interesse no uso da chia nas dietas é devido a sua ação benéfica em relação a doenças cardiovasculares, câncer, doenças neurológicas, hormonais e também suas atividades antioxidantes.

Ação da Chia na Perda de Peso

Por conter grandes quantidades de fibras alimentares, esse alimento no estômago irá absorver grande quantidade de líquido, inchando, o que irá acarretar no menor consumo alimentar. Devido à quantidade de fibras ela irá atuar no retardo do esvaziamento gástrico, reduzindo o apetite.
A obesidade é um processo inflamatório, esse processo irá causar um retardo no envio da sensação de saciedade ao cérebro. O ômega 3 irá atuar na diminuição desse processo inflamatório, colaborando para a regulação da resposta ao cérebro.

Controle da Glicemia

As fibras presentes irão atuar na absorção da glicose, o que previne o surgimento da diabetes do tipo 2. Essa fibra irá diminuir a velocidade com que os carboidratos saem do estômago e chega ao intestino para ser absorvidos e digeridos. Assim a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea o que irá levar a liberação de pequenas doses de insulina, o que evita a resistência a insulina.

Doenças Cardiovasculares

A presença do ômega 3 irá evitar o surgimento de infartos, derrames, hipertensão arterial entre outras doenças cardíacas, além de diminuir a formação de coágulos sanguíneos e arritmias.
O ômega 3 e ômega 6 que são presentes nesse alimento irá contribuir para a redução do LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), baixando ainda os triglicérides na corrente sanguínea.
As fibras presentes irão contribuir para a diminuição do colesterol.

Ação desintoxicante

Os antioxidantes presentes na chia são responsáveis pela desintoxicação do fígado além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

Fortalece a Imunidade

Por ter a presença de selênio e zinco, auxiliam o sistema imunológico, reforçando as defesas afastando assim as doenças virais (gripe, resfriado, entre outros processos infecciosos).
Além disso, por conter fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e na saúde das células.

O consumo da chia pode ser de diversas formas, sendo consumida em forma de farinha, semente crua, triturada, em gel e óleo nenhuma dessas formas perderá suas propriedades.
Na forma de gel, a semente deverá ser deixada de molho em água por 30 minutos, não podendo ser guardada para o consumo depois, dessa forma você poderá usar no preparo de alguns alimentos como mingau.
O uso de semente seca pode ser adicionado em sucos, iogurtes e vitaminas.
Já o óleo pode ser utilizado para temperar saladas, não devendo ser aquecidos, pois o ômega 3 é facilmente oxidado em temperaturas elevadas.
Com tantos benefícios podemos ver que o uso dessa semente pode melhorar na qualidade de vida, prolongando a mesma, porém devemos estar atento ao consumo exagerado.

Consulte o Nutricionista!!!








Fontes: SARGI, Sheisa et al. Antioxidant capacity and chemical composition in seeds rich in omega-3: chia, flax, and perilla.


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Benefícios da Castanha do Pará

O Brasil é um país que possuí riquezas em seus alimentos, sendo esses alimentos altamente nutritivos. No norte do Brasil (Amazônia) e na Bolívia contém uma árvore de grande porte que produz um fruto que contém a castanha do pará.
A castanha do pará é um fruto composta praticamente de carboidratos, proteína e baixo teor de gordura, além disso é um alimento rico em selênio.
Benefícios do selênio: reduzir o risco de câncer como de pulmão e próstata, combater radicais livres devido a sua ação antioxidante (defende a células do organismo de radicais livres), fortalecer o sistema imunológico e atua no equilíbrio da tireóide.
Comer uma castanha por dia garante a dose de selênio recomendada para um organismo adulto sadio. Essa pequena oleaginosa pode combater o envelhecimento celular, causado pela formação dos radicais livres.
Em uma castanha é possível encontrar 200 a 400 microgramas de selênio, o limite de consumo diário é de 400 microgramas para um adulto, uma criança pode consumir meia unidade, afirma Silvia Cozzolino, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.
O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, na ausência do selênio essas enzimas ficam sem atividade.
Esse mesmo mineral teria papel na proteção do cérebro, ao combater os radicais livres preservariam as células nervosas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Por esse motivo existem estudos sendo desenvolvidos para comprovar o benefício em portadores do mal de Alzheimer.
O selênio ainda poderia atuar na tireóide na produção de seus hormônios. Esse mesmo mineral ainda esta associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando a eliminar os metais pesados presentes nas células.
São ricas em gorduras mono e poliinsaturadas, capazes de reduzir os níveis de LDL e aumentar o HDL, o que previne as doenças cardiovasculares como doenças no miocárdio.
Ainda são ricas em aminoácidos essenciais como isoleucina, leucina, lisina, metionina, cisteína, triptofano, valina e treonina.
·     Atuação quanto ao estresse (stress)

São fontes de vitaminas B, E e magnésio, que fortalece o sistema imunológico quando estamos estressados. A presença do magnésio tem um papel importante no cansaço, na depressão, irritabilidade, fraqueza e nervosismo.



Fonte:
Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Benefícios da Quinoa



Quinoa (Chenopodium Quinoa Willd) é uma planta nativa do Peru, Bolívia, Colômbia e Chile, que produz um grão pequeno e muito nutritivo. É considerado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) um alimento completo por reunir vantagens tanto de cultivo quanto nutritivas. Seus nutrientes apresentam ações bioativas que irão proteger o organismo contra várias doenças.
Grande parte da caloria presente é de carboidratos complexos, que leva mais tempo para ser transformado em glicose do que os carboidratos simples, evitando assim o excesso de insulina e um pico de glicemia na corrente sanguínea.
Apresenta alto conteúdo de fibras, que combate o câncer, favorece ainda o funcionamento do intestino, emagrecimento, diminuição da absorção do colesterol e glicose.
Riquíssimo em proteínas, pode- se comparar com as qualidades do leite materno. É rica em dez aminoácidos essenciais, em especial a lisina, metionina e cisteina que é fundamental no crescimento, ajuda a fortalecer a imunidade, melhora a memória entre outras funções.
Apesar de ser rico em proteínas, não apresenta o glúten (que em excesso pode causar problemas intestinais e digestivos). A proteína presente é responsável também pela elasticidade das fibras musculares, pode ainda recuperar células e tecidos lesionados, estimula ainda a produção de enzimas e hormônios.
São compostos ainda de vitaminas que controla diversas funções do organismo, como as vitaminas B1, B2, B3, D e E. São ricos em minerais como magnésio, potássio, manganês, zinco e ferro o que faz com que tenha ações cicatrizantes, analgésica e antiinflamatória.
É rica ainda em ácidos graxos essenciais como ômega 3 e ômega 6 e em  compostos antioxidantes como tocoferóis. O antioxidante favorece a redução de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis.
Quinoa vem sendo estudada já em alguns anos. Existe uma pesquisa realizada com mulheres que passaram pela menopausa na USP que comprovaram que essas mesmas mulheres ao consumirem 25 gramas desse grão em quatro semanas apresentaram uma redução nos níveis de colesterol e ainda aumentaram substancias no organismo que combate o envelhecimento.
 Para as mulheres pode apresentar maiores benefícios por ter o fitoestrogênio, substância essa que se assemelha a ação do hormônio estrogênio. Devido a essa substância pode combater os sintomas da menopausa e TPM (tensão pré menstrual). Ainda pode prevenir a osteoporose e o câncer de mama.

Receita com a Quinoa 

Hambúrguer de Quinoa

  • Ingredientes


1 xícara de quinoa
2 xícaras de água
 1/2 colher de chá de sal
3/4 xícara de queijo ralado
1/2 xícara de queijo cottage
1 cenoura ralada
3 ovos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 cebolas
1/2 colher de chá de açúcar
1/4 de chá de pimenta
1/4 colher de chá de cominho em pó
2 dentes de alho amassado

  • Modo de Fazer:

Em uma panela coloque a água e um pouco do sal para ferver em fogo alto. Adicione a quinoa e reduza o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que a água seja absorvida. Deixe esfriar por alguns minutos. Em uma tigela grande misture a quinoa cozida, queijo ralado, queijo cottage, cenoura, ovos, farinha, cebola, açúcar, pimenta, cominho, sal e alho. Misture bem, depois molde o hambúrguer  e coloque em uma assadeira untada. Leve ao forno pré aquecido a 230º C por 20 minutos ou até ficar dourados, vire na metade do tempo. Depois é só servir






*alimentos bioativos são alimentos que apresenta substancias que promove a saúde e previne doenças

FONTES:
Reportagem do Globo Repórter dia 12/04/2013
Livro: Alimentos saudáveis alimentos perigosos: guia prático para uma alimentação rica e saudável (consultores Joe Schwarcz e Fran Berkoff)

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Alimentação pode reduzir sintomas da TPM

A tensão pré menstrual, conhecida como TPM, é uma síndrome que atinge a maioria das mulheres, esta relacionada a alterações nos níveis de hormônios que podem manifestar-se de várias formas, como alterações físicas e psicológicas.
Os dias que antecedem o período menstrual trazem alguns desconfortos para algumas mulheres, como:
·        Dores de cabeça,
·        Angústia,
·        Inchaço
·        Irritabilidade.
·        Retenção de liquido
·        Dores nas pernas e seios
·        Depressão
·        Pele propensa a acnes e outros
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 70% das mulheres em idade fértil, que vai dos 15 aos 49 anos, apresentam alguns sintomas da TPM.
As alterações podem variar de acordo com o estado emocional e predisposições genéticas.
Algumas mulheres apresentam:
·        Insônia,
·        Angústia,
·        Agressividade,
·     Em certos casos, podem ter pequeno aumento de peso.

Mas, com uma alimentação adequada existe a possibilidade de reduzir alguns sintomas.
Uma pesquisa recente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aponta que a inclusão em sua dieta rica em ácidos graxos o ômega 3, que podem ser encontrados, em maiores quantidades, em alimentos como nozes, castanha, sementes e peixes, principalmente no atum, salmão e bacalhau, pode ser eficaz no tratamento da TPM.

IMPORTANTE: “O ganho de peso é mais acentuado de três a cinco dias antes da menstruação. A ansiedade pode se iniciar quinze dias antes, a partir do momento da ovulação”, diz alguns especialistas. Os sintomas podem variar de uma mulher para outra e costumam cessar assim que elas menstruam.
Alguns fatores podem auxiliar na redução da TPM. A mulher deve conscientizar do período que ela se encontra, o que possibilita maior autocontrole.  A partir daí é recomendado à prática de atividades físicas, de três a quatro vezes por semana, durante 30 a 40 minutos, e a adoção de cardápio balanceado.
Nesse período é recomendada uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, tais como: - tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, folato, vitamina B-12, que são necessárias para síntese de neurotransmissores potencialmente envolvidos na fisiopatologia da TPM. Destacam- se ainda as vitaminas A e E, o triptofano, zinco, magnésio e cálcio.
 A evidência cientifica mostram que a nutrição influencia consideravelmente na melhora dos sintomas.

  • Ômega 3 pode ter ação antiinflamatória, redução das cólicas, retenção hídrica e a melhora do humor. Presentes em salmão, atum, sardinha, chia, linhaça entre outros.
  • Vitamina E pode amenizar as dores na mama, são presentes em gérmen de trigo, castanha do Pará, nozes, amêndoas, milho, óleo semente de girassol.
  • Triptofano são presentes em carnes magras, peixes, leite e derivados, nozes, leguminosas como feijão e lentilha. Alguns pesquisadores têm demonstrado que baixos valores de serotonina e a diminuição de triptofano podem aumentar alguns sintomas da TPM.
  • Vitamina B6 (piridoxina) pode atuar na melhora do sono e humor, presente em nozes, banana, gérmen de trigo, feijão, lentilha, cenoura, leite.
  • Cálcio pode melhorar a retenção de líquidos, reduzir as cólicas e melhorar o humor, é presente em leites e derivados e folhosos verde escuro.
  Ressaltamos que além da alimentação correta e da prática de exercícios, a ajuda de um profissional deve ser procurada a fim de identificar se os sintomas se tratam realmente de tensão pré-menstrual.





Procure um Nutricionista!